sábado, 1 de julho de 2017

Rótulos: Qual a importância nas embalagens

Os Rótulos nas embalagens servem para, além de fazer o consumidor ficar interessado no produto, informar sobre as características e propriedades nutricionais deste.
⇒Informações que devem estar presentes nos rótulos: Lista de ingredientes, sempre colocada em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade na formulação do produto e o último é o que está em menor quantidade; origem- informações sobre o fabricante do produto e onde esse produto foi fabricado; Prazo de validade; Conteúdo líquido- quantidade de produto dentro da embalagem; Lote- forma de controlo da produção, caso haja algum problema com o mesmo.
Leia bem o Rótulo nutricional:
  • Valor energético - energia produzida pelo nosso corpo a partir do consumo daquela porção do alimento, são as calorias (Kcal);
  • Carboidratos - fornecem energia pura ao nosso organismo, comumente encontrados em massas , pães, biscoitos, etc.
  • Proteínas - responsáveis pela construção e manutenção do nosso organismo , encontradas em carnes, ovos, leites, leguminosas, etc.
  • Gorduras totais- soma de todas as gorduras encontradas no alimento.
  • Gorduras saturadas- tipo de gordura encontrada em alimentos de origem animal, e seu consumo deve ser limitado pois pode trazer riscos à saúde.
  • Gorduras trans ou Ácidos graxos trans- tipo de gordura encontrada em alimentos industrializados como margarinas, sorvetes, biscoitos, etc, que também devem ser consumidas com moderação.
  • Fibra alimentar- presente em alimentos como frutas e cereais integrais e auxiliam no bom funcionamento intestinal.
  • Sódio- faz parte da composição do sal de cozinha e de alimentos industrializados. Seu consumo em excesso pode propiciar o aumento da pressão arterial.
" Valores Diários" ( VD)- São as quantidades dos nutrientes que a população deve consumir para ter uma alimentação saudável. Para cada nutriente temos um valor diário diferente.

⇒ É obrigatório ter a informação"contém glúten" ou " não contém glúten". ( ver artigo no blog sobre Glúten)

⇒ Ainda informações sobre vitaminas, minerais, ácidos graxos poli-saturados, monoinsaturados, etc.

⇒ As informações estão expressas em porções, p.ex: (2 g-1 colher de chá), sendo assim a quantidade de calorias e nutrientes expressos no rótulo, na maioria das vezes, não são equivalentes ao produto como um todo, e sim de uma parte de seu consumo.

↝Não se esqueça de comparar os produtos similares, vendo os rótulos para poder optar pela escolha mais saudável.


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