sábado, 24 de junho de 2017

Gorduras boas e más

A Gordura Saturada, é uma gordura importante de moderar porque está associada ao aumento dos níveis de colesterol plasmático e da incidência de patologia cardiovascular.
Esta gordura, em excesso, contribui para a obesidade e endurecimento das artérias. Faça exercício e modere na sua ingestão, sendo os 10% de calorias o total ingerido por dia.
A carne, a charcutaria, os lacticínios, assim como todos os produtos que os contenham, vão contribuir com estas gorduras. Por isso consuma moderadamente estes alimentos.
A Gordura Monoinsaturada é muito boa para o nosso organismo, mas tem que se ter cuidado porue tem uma fonte concentrada de calorias. Este tipo de gordura abunda no azeite e no abacate, o seu consumo está associado a uma diminuição do risco cardiovascular, da inflamação e pode ser uma excelente ajuda na optimização do metabolismo dos hidratos de carbono.
Deve-se consumir em cru, um ou outro. Quando se trata de cozinhar, o azeite é uma boa opção, em especial para confecções que não ultrapassem os 180º C.
As frutas oleaginosas e sementes também possuem esta gordura. Coma por isso, nozes, amêndoas, sementes, como as de abóbora ou as de sésamo.
As Gorduras Polinsaturadas são fundamentais para o correcto funcionamento do nosso organismo. São boas para o funcionamento do nosso cérebro, do sistema imune, a comunicação das nossas células, além de terem uma grande importância a nível cardiovascular e na prevenção do envelhecimento.
Fazem parte destas gorduras, o ómega 3 e o 6. Mas tem que se ter cuidado porque o consumo excessivo de ómega 6 na soja, milho e girassol, pode levar a doenças cardiovasculares.
Aumente o consumo de ómega 3, que está presente nos peixes, frutas oleaginosas e sementes, em especial sementes de linhaça e as de chia.
A Gordura Hidrogenada, parcialmente hidrogenada ou trans, é uma gordura dos produtos industrializados. Evite- a ao máximo. Esta gordura está presente em margarinas, bolachas, refeições pré-confecionadas e inúmeros produtos processados.

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